Blog

Como escolher o tamanho do Sling

Escrito em 09 de novembro de 2020

Como escolher o tamanho do Sling

Os slings Baci Baby! são muito confortáveis. Mesmo! Pela nossa experiência, as queixas de desconforto estão sempre associadas a uma utilização incorrecta ou a um tamanho mal escolhido. O primeiro dos problemas é fácil de resolver: siga as instruções de utilização ou contacte-nos, se preferir. O tamanho mal escolhido é facilmente evitável se tirar bem a sua medida. Esta página indica como fazer para medir correctamente.

Se estiver grávida e suspeitar que a barriga esteja a afectar a medida (como é costume com as barrigas altas), meça também pelas costas e refira as duas medidas na sua encomenda.

Para comprar um sling pronto a enviar, depois de tirar a sua medida refira-se à nossa tabela de tamanhos (mais abaixo) para escolher o seu tamanho.

Instruções para tirar a medida

Utilize uma fita métrica maleável (tipo costureira) e meça, com a fita nem muito esticada nem muito folgada, desde um ombro à anca oposta, como mostra a imagem seguinte.

Medição sling_1

No ombro, deve assegurar-se de que a fita métrica parte da extremidade externa da clavícula, de acordo com a imagem que se segue:

Medições Sling_2

Na anca, a fita deve terminar a meio do osso da anca (isto é, a meio da crista ilíaca), em alinhamento com a costura lateral das calças/saia.

Medições Sling_3

Dada a importância da medida para o conforto do sling, evidenciamos a verde na imagem abaixo os pontos correctos no ombro e anca. A vermelho estão os pontos que correspondem aos erros mais comuns em tirar a medida.

Medições Sling_4

Para se assegurar que mediu bem, pode tirar de novo a medida, mas desta vez pelas costas, como indicado adiante.

Medida pelas costas


Confirme a medida da frente com a medida pelas costas, a partir dos mesmos pontos. Esta segunda medida não deve ser maior que 2cm-3cm do que a medida da frente. Se fôr maior que 3cm, meça de novo.

No caso de estar grávida, a medidas pelas costas é mais importante, mas refira as duas medidas na sua encomenda.

Tabela de tamanhos


Os tamanhos dos slings têm a seguinte correspondência com a medida:

CM Tamanho
56-59 XS
60-62 S
63-65 M
66-68 L
69-72 XL


Esta tabela rigorosa de tamanhos está confirmada pela experiência que acumulámos na produção de slings por medida. Qualquer pessoa cuja medida esteja coberta poderá sempre desfrutar de um sling que realmente lhe assente, porque a diferença entre os nossos tamanhos é suficientemente pequena para que o sling seja sempre confortável.

Experimentar um sling numa loja

Compreendemos que tanta consideração leve as pessoas a preferir comprar um sling numa loja, para poder experimentar os diferentes tamanhos antes de o comprar. Em primeiro lugar, aconselhamos a fazê-lo com um bebé ou com um boneco pesado, pois experimentá-lo vazio não permite tirar qualquer conclusão.

Alertamos também para o facto de um sling ao tamanho frequentemente parecer pequeno na primeira impressão. Isto pode levar a escolher um tamanho acima, que mais tarde - à medida que o peso do bebé fôr aumentando, ou quando se fizer um passeio mais longo - inevitavelmente se revelará desconfortável. Este desconforto deve-se ao facto de o peso do bebé não estar apoiado na zona da bacia, passando a estar quase exclusivamente apoiado no ombro. O problema é que 2 minutos a experimentar o sling na loja não chegam para perceber este caso.

Por isso, saiba que o assentar de um sling é justo - mas não deve também ser apertado! Deve ter em consideração este facto antes de concluir que o tamanho que está a experimentar é pequeno. Se experimentar um sling pequeno, verá que este é inaceitavelmente desconfortável. Portanto, se tiver dúvidas entre dois tamanhos, por lhe parecerem ambos confortáveis, então escolha - sem qualquer hesitação - o tamanho mais pequeno.

O nosso cuidado

Porque é que esta página é tão detalhada?

Em mais nenhum lugar vai encontrar tanta informação sobre a medida e a sua importância para o conforto do sling. Tivemos o cuidado de disponibilizar esta informação porque temos - mais do que muitos - consciência desta importância. Ficamos genuinamente admirados quando vemos fabricantes a oferecerem o sling apenas em três tamanhos (ou até dois!).

Se for para ficar guardado na gaveta, qualquer tamanho de sling serve. No entanto, para utilização, existe um intervalo curto de medidas onde o tamanho assenta. Os tamanhos dos nossos slings foram escolhidos para assentar bem a todas as pessoas com compleições não excepcionais, pelo que basta que tire bem a sua medida para garantir que o sling lhe assentará que nem uma luva!

Nota importante: O sling deve ter o tamanho de quem o vai usar. Tal como com o calçado, usar um sling com tamanho errado pode ser desconfortável e, em certos casos, pode até comprometer a segurança do bebé. Por este motivo, duas pessoas com medidas diferentes em mais de 2 cm não devem usar o mesmo sling repetidamente.

Texto da autoria: Baci Baby


×